Google+ Agricultura: Como Plantar Alhos

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Como Plantar Alhos






   Para se plantar alhos basta utilizar uns dentes de alho, por cada dente de alho que plantar irá obter uma cabeça de alho. Tenha em atenção ao tamanho dos dentes de alho, quanto maior forem, maior será a sua colheita. Os que forem muito pequenos, finos, e que aparentem ter um mau aspecto devem ser deixados de lado.

   Efectue a plantação com uma profundidade de 2,5 a 5 cm, com a extremidade pontiaguda do dente de alho voltada para cima.



   O espaçamento entre as linhas de cultivo no metro quadrado deve ser aproximadamente de 20 cm. Não comprima os dentes no solo, porque pode fazer com que o bolbo do alho, não desenvolva a raiz necessária para o seu crescimento. O alho também pode ser cultivado em vasos.

   O plantio é realizado no fim do verão (início do outono), a outra altura do ano é em Março (início da Primavera).


   O alho deve ser regado de forma a que o solo seja mantido sempre húmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Diminua o número de vezes da rega quando os bulbos estiverem crescendo. Cerca de 9 dias antes da colheita, deixe de regá-los.

   Agora o momento mais esperado que é o da colheita.
  Ao fim de 16 semanas após o plantio, o alho estará pronto a ser colhido quando a folhagem começa a ficar seca e amarela. Nesta altura deverá arrancar a planta com algum cuidado de forma a que não separe a cabeça do alho da folhagem, de seguida deixe a secar sobre a terra de preferência ao sol para que possa desaparecer toda a sua humidade.


   Uma das opções para armazenar o alho é fazer tranças com as próprias folhas da planta e deixá-las penduradas em local seco e ventilado




Sem comentários:

Enviar um comentário