Google+ Agricultura: Como Plantar Tomates

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como Plantar Tomates


Existem duas maneiras de plantar tomates:

1) Comprar umas pequenas saquetas que trazem as sementes, depois basta colocar em sementeiras, colocando duas a cinco sementes em cada recipiente mas no máximo 1 cm de profundidade, deixando posteriormente apenas uma ou duas plantas por copo, mantendo as mudas que são mais vigorosas. O transplante das mudas de tomate é realizado quando as mudas atingem de 15 cm a 25 cm de altura.

Se optar por esta opção deverá fazê-lo em Fevereiro num local abrigado de geadas mas com uma excelente exposição solar;



2) Comprar nas lojas agrícolas as mudas já prontas a serem transplantadas.


   Se optar por esta opção em meados de Março podem logo ser colocadas no local definitivo, porque é o mês em que devem ser plantados os tomateiros.

    No plantio do tomate o espaçamento entre tomateiros podem ser cultivados de 45 a 60 cm entre plantas e de 60 a 90 cm entre fileiras.


   Os tomateiros necessitam de tutores para o seu crescimento, isso pode ser feito amarrando a planta a varas com uma altura mínima de 1,90 metros de altura.






   Neste tipo de cultivo os brotos laterais podem ser removidos das plantas semanalmente, para manter um crescimento linear até que a planta atinja a altura máxima do suporte.





   Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.



   Os tomateiros crescem bem com temperaturas entre os 20°C a 27°C. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, os tomateiros costumam ser cultivados dentro de estufas. Crescem e produzem melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto pelo menos algumas horas por dia. Evitar solos argilosos com tendência ao encharcamento. Os melhores resultados são obtidos em um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7. 

   A rega deve ser sempre de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado, pelo menos duas vezes por semana.


   A colheita dos tomates inicia-se na 7ª / 8ª semana após o plantio. Para a grande maioria dos cultivares, os frutos serão mais saborosos se colhidos quando estão completamente maduros, visto que a concentração de açúcares será maior se o fruto permanecer na planta até sua completa maduração.   

1 comentário: