Google+ Agricultura: Como Plantar Cebola

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

terça-feira, 31 de março de 2015

Como Plantar Cebola


A melhor altura para plantar cebolo é em Março, pode adquiri-lo de 2 maneiras:

1) Através de sementes que vêm dentro de uma pequena saqueta, basta semear as sementes numa caixa de esferovite e esperar que cresça, ao fim de 2 semanas já deverá ver resultados.
Atenção: caso opte por esta opção deverá fazê-lo uns 2 meses antes abrigado das geadas, de forma a que quando chegarmos a Março já tenha pés de cebolo com pelo menos 20cm;

2) Se não tiver muito tempo pode sempre adquirir os pés do cebolo no mercado, onde normalmente são vendidos em molhes de 150 pés. 

   Deverá começar por preparar o terreno onde as quer plantar, lembre-se de que terá de ter bastante exposição solar. Comece por abrir valas com sensivelmente uns 15cm de profundidade, e pode começar por deitar o cebolo por cima da vala. 

Deixe uns 10cm entre cada pé, e 30cm entre filas.

   De seguida basta cobrir a raiz do cebolo com a terra da vala que irá abrir para a segunda fila e assim sucessivamente. 

 
O cebolo irá ficar deitado não se preocupe, porque passado 2 dias estarão todos de pé.


   Nos primeiros dias deverá ser dado um pouco mais atenção, porque irá necessitar de ser regado com alguma frequência, não em demasia mas o suficiente para que a terra se mantenha o mais húmida possível. Regue imediatamente a seguir ao plantio, no dia a seguir e depois de 2 em 2 dias até uma semana.


   Ao fim de 90 dias já deverá começar por ver a cebola de fora da terra e alguma da rama tombada é sinal de que está pronta para a colheita. 

 Após ter efectuado a colheita deverá fazer umas tranças com a rama da cebola e armazená-la à sombra num local fresco.



Para aproveitar a semente deverá deixar espigar algumas cebolas, desta forma irá dar uma flor de onde irá ser extraída a semente, conforme mostra a figura:


Sem comentários:

Enviar um comentário