Google+ Agricultura: fevereiro 2015

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tabuleiro - Sementeira


Prepare você mesmo as suas mudas, bastanta adquirir um tabuleiro:


Colocar terra adequada para a germinação das sementes no tabuleiro.


Escolha as sementes que pretende semear.



Para identificá-las de asas à sua imaginação.


Ao fim de 3 semanas as mudas estarão prontas para serem transplantadas.


Atenção: Existem variedades que beneficiam com o transplante, como é o caso das alfaces, couve, couve-flor, tomates, etc. Outras são indiferentes ao transplante, como o caso das rúculas, almeirões e beterrabas. E finalmente, existem aquelas que não toleram o transplante, como as cenouras.

Herbicida - Eliminação de Ervas Daninhas


  

   Ervas daninhas são muitas vezes sem graça, crescem rapidamente e podem arruinar rapidamente a aparência do seu jardim se não prontamente retirados. Enquanto cavavam fora a erva inteira e removendo as raízes são a melhor maneira de remover permanentemente uma erva daninha do seu jardim, o processo é facilitado por pulverização de uma solução sobre a erva para matá-lo rapidamente. Matar ervas daninhas rápidas é um processo simples.








Atenção: Deve-se evitar ao máximo a utilização destes produtos, apenas são recomendados em casos extremos. Nunca utilizar estes produtos perto da sua horta.

Calda Bordalesa - Tratamento

2 colheres de sopa para 10 litros

   A calda bordolesa é recomendada para o controle, entre outras doenças e parasitas, de míldio e alternaria da couve e do repolho, alternaria do chuchu, antracnose do feijoeiro, pinta preta e queima do tomate, murchadeira da batata, queima das folhas da cenoura, etc. Também é utilizada em frutíferas, como figueira, parreira, macieira etc... 

   Em mudas pequenas e em brotações novas, deve-se aplicar esta calda mais diluída, misturando-se 1 parte da calda bordalesa, para 1 parte de água. 

   Para mofos da cebola, do alho e mancha da folha da beterraba (cercosporiose), usa-se uma diluição de 3 partes de calda para 1 parte de água. 

Atenção: A Calda Bordalesa perde a eficácia com o passar do tempo, por isso deverá ser utilizada até, no máximo, 3 dias depois de pronta. 

Evitar aplicar em épocas muito frias, sujeitas a ocorrência de geadas.